Histórico da Cidade

O município de Delta situa-se no Triângulo Mineiro, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, com latitude sul 19 (58? 3??), longitude oeste 47 (46? 16??) e área territorial de 102,840 km2. Desfrutando de uma localização privilegiada, as margens da Via Anhanguera  e BR/050.

Delta passou a existir como município pela Lei Estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995. Mas a história de Delta começa na década de vinte, numa fazenda que era de propriedade do Coronel João Morena Lara e que mais tarde passou a pertencer à família Lopes Cançado. A fazenda foi loteada dando início a um povoado. O que atraia as pessoas para essa região era a agricultura, sendo que na época se cultivava arroz, milho, feijão e café. Com a implantação de duas usinas de cana-de-açúcar na região, inclusive com uma delas no distrito de Delta a agricultura sofreu transformação radical para monocultura de cana-de-açúcar, sendo hoje a principal atividade econômica do Município.

Hoje com 17 anos, o município tem uma população de 9.053 habitantes, segundo estatística do IBGE, 2013. Dos quais 8320 residem na área urbana e 733 na área rural, sendo que esse número no perímetro urbano tem um acréscimo de até 40% no período de safra. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Delta é 0,750.

Em Delta, 100% dos domicílios urbanos dispõem de rede de água, 85% são assistidos com rede de esgoto; e 100% da área urbana e 90% da área rural tem seu lixo coletado pelo sistema público municipal e 90 % das vias públicas são asfaltadas.

O sistema de ensino conta com 01 creche que atende aproximadamente 100 crianças, 02 Escolas de Ensino público municipal que atende 2000 alunos nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de jovens e Adultos e uma Escola Estadual que atende 350 alunos do Ensino Médio.

A Saúde Municipal conta com 01 UBS, 03 ESF, com atendimentos médicos, geral e especialidades; odontológicos, ultrassonografia, fisioterapia, farmácia básica e farmácia popular entre outros.

Na agricultura prevalece o cultivo da cana-de-açúcar, e soja; na indústria a produção de açúcar e álcool; no comercio a extração de areia e não podemos deixar de destacar também a produção de sêmen e embriões bovinos.

Também possuímos várias transportadoras que se estabeleceram no município gerando empregos; varias instituições de segmentos religiosos e várias perspectivas de crescente desenvolvimento social, educacional, cultural e econômico.

Contamos com um representante Caixa Aqui, uma Casa Lotérica, Caixa Eletrônico do Banco do Bradesco, um PAB do Banco Bradesco, uma agência dos correios, 6 Drogarias.

Prefeitura Municipal de Delta - Rua Adilson Antônio Carneiro, 25 - CENTRO - Centro - CEP 38108-000 - Desenvolvido por Espaço Público
(34) 3325-0050 / (34) 3325-1936 - horário de funcionamento das 08:00 as 17:00 horas