É hora de prevenção: fogo longe dos canaviais

0

Quando se fala em fogo, todo cuidado é pouco. Em áreas de grandes plantações, esses cuidados devem ser ainda maiores, principalmente durante o período de seca.

O outono com pouca chuva imprime um ritmo acelerado na safra canavieira 2020/21 na região Centro-Sul do Brasil. Sem chuva, não houve parada, as colhedoras não descansam e cobrem o solo com a palhada da cana. Esse clima mais seco acende o alerta de incêndios nos canaviais, que têm como combustível o colchão de palha. Para piorar, essa época é caracterizada por ventos com intensidade moderada, que ajudam a espalhar o fogo para novas áreas.

Embora o clima seco tenha papel fundamental para o início e alastramento do fogo, 90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano, com inícios próximos a áreas urbanas, como margens de rodovias e locais de pesca. Bitucas de cigarros jogadas acessas para fora dos carros, soltura de balões, fogueiras perto de matas, queima de lixo e o uso de velas são apenas alguns dos exemplos do uso inconsequente do recurso.

A Prefeitura de Delta pede a colaboração de toda a população para que evite os incêndios. Não joguem bitucas de cigarro e não coloquem fogo no canavial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here